top of page

GNIB.

  • Foto do escritor: nataliapumar
    nataliapumar
  • 4 de mai. de 2015
  • 2 min de leitura

Depois de finalmente receber meu cartão do banco, eu tinha que depositar os 3.000Euros, e com o extrato, ir tirar o GNIB.

O GNIB, Garda National Immigration Bureau, é nada mais do que uma carteirinha que comprova (permite) sua estadia aqui em Dublin por até 1 ano, seu visto permanente (já que no aeroporto eles te dão o visto temporário de 1 ou três meses, tempo que você tem para ir atrás de tudo que é necessário para tirar o GNIB). Para isso, precisa-se do extrato do banco comprovando que você tem os 3.000Euros (tecnicamente, 500Euros por mês), a carta do seguro/assistência médica, a carta da escola comprovando que você realmente está aqui para estudar, a carta da acomodação ou do landlord, o passaporte e mais 300Euros que é a taxa para tirar o GNIB (sim, absurdo).

Enfim, depois de depositar o dinheiro numa sexta-feira e já pegar meu extrato, fui à imigração na segunda. Lendo relatos de quem já tinha ido, todos disseram que é um processo demorado e sempre com muita gente, então deveria ir cedo.

Se não me engano, cheguei à imigração por volta das 8am, e a fila já estava enorme. A fila era pra pegar a senha do nosso atendimento. Finalmente chegou minha vez, e eu só mostrei o passaporte e a carta da escola e o rapaz me deu uma senha, se não me engano era 130, e o escritóriotinha aberto há menos de 1 hora!!! Como ainda estava no númeor 6, resolvi ir e assistir pelo menos a primeira aula, já que minha escola fica ali perto (saí de lá 08:45).

Fui pra aula e resolvi voltar pra Imigração 10:50. Quando cheguei lá, ainda estava no número 98, quis morrer. Esperei, esperei, e quando foi chegando perto começou a bater aquela ansiedade e o "quero minha mãe!!!". Quando anunciaram meu numero, fui até o ultimo guichê e entreguei meus papéis junto com o passaporte (vale lembrar que fiquei o tempo todo conferindo se estava tudo certo, e se eu não tinha esquecido de nada, vai que né!!!). O processo foi bem tranquilo, o atendente ainda fez piadinha com o meu aniversário, já que é em ano bissexto hehe ele deu uma olhada bem por cima se eu havia levado tudo, tive que comprovar minha digital, tirar uma foto (ali, na frente de todo mundo), e depois pagar os 300Euros que poderia ser abatido dos 3.000 que ja estava na conta. Depois disso, eu só tinha que esperar mais.

Lá pro 12:30, eles anunciaram meu nome (Natalia Pumar, Brazil) e o lugar é meio barulhento, e eles não sabem pronunciar o nome do jeito certo, então fiquei bem receosa pra esperar minha vez. Fui numa sala pra cadastrar minhas digitais, caso algum dia ocorresse algum problema, estava tudo ali, meus dados, e logo depois disso eu só tinha que esperar mais uma meia hora pra pegar minha carteirinha.

Esperei, esperei, e esperei mais e finalmente fui anunciada, pegando a carteirinha (de 300Euros!!!) e meu passaporte.

CELF3_dWEAAz1Uh.jpg
CELF3_eW0AA9Z50.jpg

O alívio que dá depois de pegar isso, não tem explicação. Agora já sou uma (quase) cidadã irlandesa (ok, não é pra tanto, mas posso viver tranquila por 1 ano que não terei problemas).


 
 
 

Comments


Posts Destacados 
Posts Recentes 
Siga
  • YouTube Long Shadow
  • Instagram Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow

© 2023 por Fazendo Barulho. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
bottom of page